"Na sequência de ações ativas as unidades do agrupamento de tropas Sever libertaram o povoado de Staritsa na região de Carcóvia, continuando o avanço na profundidade da defesa do inimigo", diz o comunicado da Defesa russa.
Militares russos do agrupamento de tropas Zapad (Oeste) tomaram linhas mais vantajosas, atingiram tropas ucranianas na região de Carcóvia e República Popular de Lugansk (RPL), repelindo um contra-ataque, as perdas do Exército de Kiev foram de até 270 soldados, dois veículos blindados de combate, um obuseiro M777 dos EUA, uma peça de artilharia autopropulsada Gvozdika e vários outros equipamentos militares.
Por sua vez, as unidades do agrupamento de tropas Yug (Sul) melhoraram suas posições na área dianteira do front, o adversário perdeu em vários povoados na República Popular de Donetsk (RPD) mais de 690 militares, um tanque, cinco veículos blindados de combate, seis carros, várias peças de artilharia e um canhão antitanque Rapira.
O comunicado detalha que a aviação e artilharia russas destruíram nas últimas 24 horas uma estação de radar de um sistema de defesa antiaérea IRIS-T de produção alemã e instalações de armazenamento de lanchas não tripuladas.
Além disso, na parte ocidental do mar Negro e no rio Dniepre foram eliminadas duas lanchas não tripuladas ucranianas.
Na República Popular de Donetsk (RPD), na área dos povoados de Urozhainoe e Staromaiorskoe, unidades do agrupamento de tropas russas Vostok (Leste) tomaram linhas mais vantajosas, as forças ucranianas perderam nesta zona até 155 militares, um obuseiro M198 dos EUA e uma peça de artilharia autopropulsada Gvozdika, entre outros equipamentos militares.
Já os sistemas russos de defesa antiaérea derrubaram nas últimas 24 horas 37 drones ucranianos, um míssil tático Tochka-U e 21 projéteis de vários tipos de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, informa o serviço de imprensa da Defesa russa.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 601 aviões, 274 helicópteros, 24.271 veículos aéreos não tripulados, 522 sistemas de defesa antiaérea, 16.074 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.304 lançadores múltiplos de foguetes, 9.664 peças de artilharia de campanha e morteiros e 21.783 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.