Panorama internacional

Coreia do Norte vai aumentar a prontidão para dissuasão nuclear em meio a testes subcríticos dos EUA

Chancelaria norte-coreana diz que a medida visa garantir a segurança na Península Coreana e evitar um desequilíbrio estratégico na região.
Sputnik
A Coreia do Norte informou que vai aumentar sua prontidão de dissuasão nuclear em resposta ao teste nuclear subcrítico realizado pelos Estados Unidos, em 14 de maio, no local de testes nucleares em Los Alamos, Nevada.
A informação foi dada pela agência de notícias estatal norte-coreana KCNA, citando um porta-voz da chancelaria norte-coreana.

"Para fazer face à instabilidade estratégica na região e no resto do mundo causada pela ação unilateral dos EUA, a RPDC [República Popular Democrática da Coreia] não pode deixar de reconsiderar as medidas necessárias para a melhoria da postura global de dissuasão nuclear dentro do alcance do seu direito soberano adquirido e possíveis opções", disse o porta-voz citado pela KCNA.

Panorama internacional
Coreia do Norte conduz lançamento de míssil balístico com novo sistema de navegação (FOTOS)
Segundo o porta-voz, no intuito de garantir a segurança na Península Coreana, "a Coreia do Norte não permitirá a criação de um desequilíbrio estratégico".
Na semana passada, os EUA executaram com sucesso outra experiência subcrítica para supostamente fornecer dados essenciais sobre o comportamento dos materiais utilizados em ogivas nucleares, segundo a Administração Nacional de Segurança Nuclear do Departamento de Energia dos EUA.
A autoridade disse que a experiência era consistente com as restrições autoimpostas pelos EUA sobre testes de explosivos nucleares e não criou uma reação em cadeia supercrítica e autossustentável.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar