"A recuperação do Rio Grande do Sul é a possibilidade de fazermos a nossa economia crescer ainda mais. Se a natureza está brava conosco e fez isso, temos que tentar fazer um diagnóstico, agir corretamente. É o que o Brasil precisa, exemplos de boas práticas", disse Lula em reunião com empresários do setor siderúrgico, segundo o jornal O Globo.
Lula também disse que não faltarão recursos para a reconstrução do estado, onde ainda existem mais de 500 mil pessoas fora de casa, e propôs a criação de um fundo internacional financiado por empresas que poluem o planeta.
"Quem sabe se Aloizio Mercadante [presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES] ou qualquer outro banco propuser a criação de um fundo internacional para que as pessoas que poluem o planeta nos deem dinheiro para ajudar a recuperar o Rio Grande do Sul?", sugeriu o presidente.
Na semana passada, quando já havia uma clara dimensão da catástrofe natural no Sul, o Ministério da Fazenda elevou a previsão de crescimento do PIB para este ano, passando de 2,2% para 2,5%.