O pleito acontecerá após pouco mais de um mês da morte de Raisi. De acordo com a IRNA, mídia estatal iraniana, o registro dos candidatos será feito entre 30 de maio e 3 de junho. Já o período de campanha eleitoral será de 12 a 27 de junho.
Quem assume como presidente de forma interina até as eleições é o então primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, nomeado pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.
Segundo a IRNA, o artigo 131 da Constituição da República Islâmica do Irã estabelece a formação de um conselho para gerir os assuntos executivos do país por um período de 50 dias e preparar as eleições presidenciais.
Raisi estava com mais oito pessoas no helicóptero que caiu no domingo (19), no noroeste do Irã. Entre os presentes na aeronave estavam o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, e o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malik Rahmat.
Eleito em 2021, o mandato de Raisi terminaria em 2025. O então presidente era inclusive considerado para substituir Khamenei na hierarquia iraniana.