Ciência e sociedade

Com mais de 2 mil anos, cabeça da estátua da deusa grega da saúde é encontrada na Turquia (FOTOS)

Uma estátua de 2.100 anos da deusa Hígia, que na mitologia grega era filha do deus da medicina, foi encontrada durante as escavações na antiga cidade de Laodiceia, localizada no sudoeste da Turquia.
Sputnik
Laodiceia foi a cidade mais famosa e influente do século I a.C., e os vestígios arqueológicos do município datam dessa época.
Hígia era a antiga deusa grega da saúde. Algumas linhas de pesquisa afirmam que seu nome influenciou a linguagem moderna, tendo sido ela que teria originado o termo "higiene".
Cabeça de estátua mitológica encontrada na Turquia, 20 de maio de 2024
A cabeça da estátua, encontrada entre duas rochas, foi revelada ao público pelas redes sociais do líder da escavação, o professor Celal Simsek.
"O encontro do Sol e nós com Hígia após 2.100 anos em Laodiceia", escreveu o professor em um post no X (antigo Twitter).
Cabeça de estátua mitológica encontrada na Turquia, 20 de maio de 2024
Hígia era uma jovem deusa, filha e principal atendente de Asclépio, o deus da medicina.
Ela era responsável pela limpeza e por como viver uma vida longa através da medicina preventiva, segundo o portal Arkeonews.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar