"Exatamente porque temos meio século de etanol e de biocombustível, nós estamos liderando. Somos o segundo maior produtor e consumidor no planeta", disse Mercadante.
"O petróleo tem um século de história na indústria fóssil. Ela não vai desaparecer. Não tem um avião que voe hoje que não esteja com combustível fóssil. 90% do transporte do comércio mundial é pela navegação bunker fóssil. 3 mil produtos dependem do petróleo. A matriz de transporte ainda está fundamentalmente assentada. E metade das emissões do planeta, que são China, Estados Unidos, União Europeia e Índia, 75% é matriz energética", disse Mercadante.
"Essa transição energética é mais cara, porque é a primeira vez na história que a nova energia é mais cara do que a anterior. Então ela precisa de Estado, precisa de incentivo e, da mesma forma, nós vamos ter que ter instrumentos de defesa comercial. Enfim, tem vários projetos, mas o que nós queremos é priorizar a transição energética da navegação. Eu acho que esse é o futuro", disse Mercadante.