Panorama internacional

Programa espacial dos EUA enfrenta 'muitos riscos' com inteligência artificial, diz oficial da NASA

Inteligência artificial na indústria militar (imagem ilustrativa)
O programa espacial dos EUA enfrenta "muitos riscos" com a inteligência artificial (IA), mas ainda a utiliza mais do que qualquer outra agência federal ou departamento de governo.
Sputnik
É o que disse Bill Nelson, administrador da NASA, a agência espacial americana, em um podcast sobre o uso da tecnologia.
Da esquerda para a direita: o secretário de Relações Exteriores britânico, David Cameron; a ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock; e a ministra das Relações Exteriores do Canadá, Mélanie Joly. Os chanceleres participam de reunião no âmbito do G7 na ilha de Capri, em 18 de abril de 2024
Panorama internacional
Ministros do G7 buscam política coercitiva comum para ativos russos e produtos chineses, diz mídia

"Há muitos riscos com a IA […] se não for aplicada corretamente. Pode ser desastroso", disse Nelson nesta quarta-feira (22).

No entanto a vice-administradora da NASA, Pam Melrose, disse que a agência espacial já investiu pesadamente em tecnologias de IA para o sucesso de seus satélites e programas de exploração espacial.
"Usando IA para analisar tendências subjacentes… Já estamos fazendo isso, e fazendo muito para melhorar o seu uso", garantiu Melrose.

O diretor de informações da NASA, Jeff Seaton, disse que a IA demonstrou uma função "democratizante" porque tornou disponível, "de forma fácil e rápida, um tesouro de informações que antes era inacessível ou só poderia ser repetido muito mais lentamente".

A IA foi incorporada às missões da agência espacial, acrescentou Seaton.
Logo da emissora Sputnik
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar