Panorama internacional

Japão e Coreia do Sul tentam minar cooperação Rússia-Coreia do Norte com novas sanções

Seul e Tóquio acusam certas pessoas e organizações de facilitarem um suposto comércio ilegal de armas entre Moscou e Pyongyang.
Sputnik
A Coreia do Sul e o Japão anunciaram na sexta-feira (24) uma série de sanções aplicadas a indivíduos, organizações e navios relacionados à suposta aquisição de armas da Coreia do Norte pela Rússia.
De acordo com o comunicado sul-coreano, embarcações russas estavam transportando uma grande quantidade de contêineres entre a Rússia e a Coreia do Norte, incluindo suprimentos militares.
O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul informou que foram aplicadas sanções a sete indivíduos norte-coreanos e a duas embarcações russas por causa do comércio de armas e outras atividades entre Pyongyang e Moscou, que afirma violar resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Panorama internacional
Ao mesmo tempo, China e EUA enviam autoridades de 1º escalão às Coreias com escalada na península
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul acusaram a Coreia do Norte de transferir armas para a Rússia para a operação militar especial, enquanto Moscou refere que os países ocidentais alimentam o conflito ucraniano com pacotes de financiamento militar e demais de centenas de bilhões de dólares para Kiev.
Seul ainda denunciou cinco norte-coreanos por alegadamente reunirem fundos para apoiar o desenvolvimento de programas nucleares e de mísseis de Pyongyang, através de, de acordo com ela, ganharem moeda estrangeira como trabalhadores de TI.
O Japão também anunciou sanções contra 11 entidades e um indivíduo, incluindo o que disse serem grupos russos envolvidos na cooperação militar para a operação especial da Rússia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar