Joe Biden, presidente dos EUA, cometeu uma gafe durante o discurso de sábado (25) para os cadetes da Academia Militar dos Estados Unidos em Nova York.
Biden abordou o conflito ucraniano e acabou confundindo as datas.
"[O presidente russo Vladimir] Putin tinha certeza de que a OTAN iria se fragmentar. Eu me encontrei com ele logo depois de ser eleito presidente, logo depois de tomar posse, e conversamos sobre essa mesma questão", disse Biden.
"No outono, ele atacou naquele outono, ele decidiu... bem, eu não deveria entrar nisso provavelmente. Isso me deixa um pouco ansioso", comentou ele.
Em junho de 2021, meses após a posse de Biden como mandatário norte-americano, ele falou durante uma cúpula em Genebra, Suíça, com o líder russo Putin. No entanto, a contínua política hostil do Ocidente e de Kiev contra a Rússia fez com que Moscou iniciasse uma operação militar especial na Ucrânia em fevereiro de 2022, no ano a seguir ao referido pelo presidente dos EUA.
Biden, o presidente mais idoso da história dos EUA, tem demonstrado frequentes lapsos cognitivos e físicos durante sua presidência, que começou em janeiro de 2021. Comentadores políticos e oponentes republicanos usam isso em críticas para questionar a capacidade de Biden de liderar efetivamente o país.