Este é o primeiro exercício desse porte em uma região assolada por grupos terroristas como a Al-Qaeda, Boko Haram e o Estado Islâmico, organizações terroristas proibidas na Rússia e em outros países.
Burkina Faso, Chade, Mali, Níger e Togo se juntaram pela primeira vez na história na segunda-feira para realizar "um grande exercício nacional no centro de treinamento de forças especiais" em Tillia, Níger, informou a pasta.
Os exercícios incluíram manobras táticas e "iniciativas com o objetivo de fortalecer os laços com populações locais". As ações devem continuar até o dia 3 de junho, e é o primeiro que une os cinco países.
Esta é também a primeira grande interação militar de Burkina Faso, Níger e Mali com Togo e Chade desde que o trio expulsou as tropas francesas e norte-americanas de seus territórios em busca de maior autonomia para lidar com o problema do terrorismo.
Em seu lugar, os países tem buscado cada vez mais auxílio de outros países para incrementar suas políticas de defesa, como a Rússia, principalmente.
Burkina Faso, Níger e Mali também estabeleceram um pacto de defesa conjunto, a Aliança dos Estados do Sahel (AES), e anunciaram em fevereiro a saída da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).