Jornalistas acompanhavam o presidente norte-americano nesta quarta-feira (29) no aeroporto da cidade de Filadélfia quando Biden foi questionado sobre se ele transferiria os poderes presidenciais para Harris caso fosse reeleito, ou se pretendia cumprir mais quatro anos no cargo.
"Você está bem? Bateu com a cabeça ou o quê?" — reagiu Biden.
Ao longo do mandato o democrata tem recorrido a insultos, dirigidos a outros líderes mundiais e jornalistas. Anteriormente, a mídia norte-americana relatou que funcionários da Casa Branca se queixaram da grosseria de Biden, e em maio, ao discursar para os graduados da academia militar de West Point, no estado de Nova York, o presidente dos EUA novamente fez comentários indelicados sobre o presidente russo, Vladimir Putin, chamando-o de "tirano cruel".
O próprio Putin já respondeu às tentativas de Biden de insultá-lo com o ditado "Quem diz é quem é". Em fevereiro, Putin afirmou que Biden como presidente dos EUA era preferível para a Rússia em comparação com Donald Trump, por ser "mais experiente" e "previsível".
Chances de reeleição nos EUA
A última pesquisa sobre a popularidade do presidente democrata mostrou que o índice de aprovação de Biden caiu 2% no período entre março e abril, marcando o nível mais baixo em dois anos.
Conforme levantamento da Reuters divulgado na semana passada, 36% dos americanos aprovam o desempenho de Biden no cargo. A pesquisa mostra que Biden segue atrás de Trump, seu provável adversário político nas eleições de novembro, especialmente nos estados considerados cruciais para determinar o vencedor das eleições, disse o comunicado.
A questão que mais contribui para o declínio do índice de aprovação de Biden é a difícil situação econômica dos EUA (para 23% dos entrevistados), pontua a pesquisa. E 40% dos entrevistados disseram que Trump tinha melhores políticas para a economia.