No decorrer das recentes escavações na Casa do Cenáculo Colunado, na Via dell'Abbondanza, pesquisadores desenterraram antigos desenhos de grafite feitos por crianças usando carvão. O grafite foi provavelmente feito pouco antes da erupção vulcânica e retrata várias cenas de gladiadores romanos.
Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, explicou que as crianças que viviam no complexo deveriam ter conhecido essa forma extrema de violência espetacularizada no anfiteatro, escreve Heritage Daily.
"Os desenhos nos mostram o impacto dessa violência na imaginação de um menino ou menina, sujeito às mesmas fases de desenvolvimento que ainda são encontradas hoje em dia", disse Zuchtriegel.
Gladiadores e caçadores, pintados por crianças pequenas com carvão nas paredes de um pátio de serviço, na casa do Cenáculo Colunado na via dell'Abbondanza em Pompeia, ajudam a entender melhor a infância na antiga época romana.
Segundo os arqueólogos, desenhos em um corredor adjacente a um pátio de serviço retratam uma cena de dois gladiadores se confrontando, juntamente com um jogo de caça (venatio) com dois caçadores armados com lanças.
Em uma área do complexo utilizada para o armazenamento de ânforas, foi descoberta outra série de desenhos retratando duas figuras que jogam com uma bola, um javali selvagem e uma cena de boxe.