Entre as descobertas importantes destaca-se uma canoa de 2.500 a.C., ou seja, que tem mais de 4.500 anos. As descobertas foram anunciadas em um comunicado de imprensa pela Sociedade Histórica de Wisconsin em 23 de maio.
De acordo com a entidade, duas canoas já haviam sido encontradas à beira do lago em 2021 e 2022. Desde então, pelo menos mais 11 canoas antigas foram descobertas por pesquisadores ao longo do que eles acreditam ser uma antiga linha costeira que gradualmente submergiu.
Canoa de 4.500 anos descoberta em lago de Wisconsin, EUA
© Foto / Sociedade Histórica de Wisconsin
Todas as canoas variam em idade, sendo que a menos antiga data de 1250 d.C. Os arqueólogos explicaram que as canoas "podem ter sido intencionalmente colocadas juntas na água durante os meses de inverno, uma prática padrão para manter as canoas seguras de congelamento e deformação", escreve Arkeonews.
A canoa mais antiga foi identificada através de datação por radiocarbono e remonta a 2500 a.C., o que sugere que foi construída na mesma época que a estrutura megalítica de Stonehenge.
Canoa de 4.500 anos descoberta em lago de Wisconsin, EUA
© Foto / Tamara Thomsen/Sociedade Histórica de Wisconsin
As canoas também foram descobertas ao longo de uma linha costeira que desde então foi submersa, sugerindo para presença de uma civilização anteriormente desconhecida que já prosperou na área.