As Forças Armadas da Rússia lançaram um ataque contra a infraestrutura energética da Ucrânia que trabalha para o seu complexo militar-industrial, disse no sábado (1º) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Em resposta às tentativas do regime de Kiev de danificar as instalações de energia e transporte russas, as Forças Armadas da Federação da Rússia lançaram um ataque em grupo com armas de precisão de longo alcance baseadas no ar e no mar contra instalações de energia ucranianas que sustentam empresas do complexo militar-industrial", disse o ministério militar russo em um comunicado, acrescentando que foram atingidos arsenais que armazenam armas ocidentais.
"O objetivo do ataque foi alcançado. Todas as instalações designadas foram atingidas", sublinhou ele.
Além disso, continuou o comunicado, "a aviação tático-operacional, veículos aéreos não tripulados, forças de mísseis e artilharia de agrupamentos de tropas das Forças Armadas da Federação da Rússia atingiram o local de um grupo de especialistas técnicos que estavam desenvolvendo tarefas de voo para drones de ataque".
Os agrupamentos de tropas russos Yug (Sul) e Zapad (Oeste) eliminaram na República Popular de Donetsk (RPD) e na região de Carcóvia cerca de 1.110 militares ucranianos, e um ataque foi repelido.
Eles também destruíram 22 veículos militares, obuseiros D-20 (três), Msta-B, M119, L-119, uma estação de guerra eletrônica Nota e um sistema de artilharia autopropulsada Gvozdika.
Na RPD e na região de Carcóvia, os agrupamentos Vostok (Leste), Tsentr (Centro) e Sever (Norte) atingiram com sucesso até 690 efetivos adversários, e 11 contra-ataques foram impedidos.
Ainda, foram aniquilados 23 veículos militares, obuseiros D-30 (seis), M777, Msta-B (três), D-20 (dois) e M119 (dois), lançadores múltiplos de foguetes Osa e Himars, e outros equipamentos, detalhou o ministério.
"As unidades do agrupamento de tropas Dniepre atingiram militares e equipamentos da 128ª Brigada de Assalto de Montanha e da 37ª Brigada de Fuzileiros Navais das Forças Armadas da Ucrânia, perto das localidades de Stepnogorsk, na região de Zaporozhie, e Tyaginka, na região de Kherson", referiu ele.
O órgão militar adicionou que as baixas ucranianas "totalizaram até 45 militares, um veículo de combate de infantaria, dois carros, um obuseiro D-20 de 152 mm, bem como um sistema de artilharia autopropulsada Akatsiya de 152 mm", além de 62 drones, 14 projéteis de Himars e três bombas guiadas Hammer terem sido abatidos pela defesa aérea russa.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 607 aviões, 274 helicópteros, 24.964 veículos aéreos não tripulados, 525 sistemas de defesa antiaérea, 16.219 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.326 lançadores múltiplos de foguetes, 9.988 peças de artilharia de campanha e morteiros e 22.182 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.