Panorama internacional

México: quase 100 milhões devem votar no país que pode ter 1ª mulher presidente na história (VÍDEOS)

Os colégios eleitorais do México abriram as portas na manhã deste domingo (2) para que os cidadãos participem de uma das maiores eleições da história do país. Quase 100 milhões de cidadãos devem escolher representantes, incluindo o presidente do Estado, cargo que pela primeira vez poderá ser ocupado por uma mulher.
Sputnik
Em nível federal, a votação determinará o titular da Presidência da República, além de integrantes do Senado e da Câmara de Deputados. Em nível local, serão renovados mais de 20 mil cargos de representação popular, entre eles, a chefia de Governo da Cidade do México, oito governos estaduais (Chiapas, Guanajuato, Jalisco, Morelos, Puebla, Tabasco, Veracruz, Yucatán), prefeituras e outros.
Na corrida para substituir o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador estão: Claudia Sheinbaum, pela coalizão governista Sigamos Haciendo Historia, Xóchitl Gálvez, pela coalizão Fuerza y Corazón por México, e Jorge Álvarez Máynez, pelo partido Movimento Cidadão (MC).
Panorama internacional
México intervirá no caso contra Israel na CIJ por suposto genocídio em Gaza
A Justiça eleitoral mexicana reportou a instalação de 139.356 urnas (81,89% do total nacional). Segundo o conselheiro eleitoral Martín Faz, o objetivo do órgão era ter entre 77% e 80% das instalações habilitadas até o fim da manhã no país.
Um incidente durante a jornada eleitoral no México ocorreu em Puebla, estado no centro do país. A integrante do Instituto Nacional Eleitoral (INE) Delia Pale Tepetla comunicou o roubo de cédulas eleitorais no município de Tlapanalá. "Ameaçaram atirar nos funcionários se fizessem algo. Em seguida, tomaram as cédulas e atas de todas as eleições e se retiraram do local", contou.
Também foram registrados novos episódios violentos antes da abertura das votações. O mais grave foi o assassinato do candidato Israel Delgado Vega, que concorria a síndico pela coalizão governista Sigamos Haciendo Historia no município de Cuitzeo, no estado ocidental de Michoacán. Segundo a mídia local, ele foi baleado em frente à sua residência.

Candidatos vão às urnas

Xóchitl Gálvez, candidata da oposição à presidência do México pela aliança Fuerza y Corazón por México, votou depois de esperar mais de uma hora na sua seção eleitoral. "Hoje começa um futuro melhor para o México", comentou ao sair do centro de votação. Também já votaram os candidatos Jorge Álvarez e Claudia Sheinbaum.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar