Panorama internacional

Líder da oposição britânica declara prontidão para uso de armas nucleares

Líder da oposição do Partido Trabalhista do Reino Unido, Keir Starmer afirmou em sua campanha eleitoral que, se chegasse ao poder, estaria preparado para usar armas nucleares se as circunstâncias assim exigissem.
Sputnik
Em 4 de julho, no Reino Unido, serão realizadas eleições gerais para o Parlamento. De acordo com pesquisas de opinião, o Partido Conservador no poder é muito inferior ao Partido Trabalhista da oposição.

"Quanto à dissuasão nuclear, ela é fundamental, é uma parte vital da nossa defesa. Claro, isso significa que devemos estar prontos para usá-lo", disse Starmer em uma coletiva de imprensa sobre o programa de defesa do Partido Trabalhista transmitida pelo canal de TV Sky News.

O líder do referido partido acrescentou que ninguém que aspira ser primeiro-ministro estabeleceria as circunstâncias em que as forças de dissuasão nuclear poderiam ser usadas, pois isso seria irresponsável.
Panorama internacional
'Precursores de ataque nuclear': analista militar dos EUA sobre ataques de longo alcance ucranianos
Além disso, o político anunciou o compromisso "triplo" do partido com a dissuasão nuclear, que inclui a manutenção contínua de uma força de dissuasão naval "24 horas por dia, 365 dias por ano", bem como realização de modernizações necessárias de meios de dissuasão e a construção de mais quatro submarinos nucleares.
No início de maio, o premiê britânico reconheceu pela primeira vez que o Partido Conservador em exercício poderia ser derrotado nas próximas eleições. O anúncio veio após o fracasso dos conservadores nas eleições locais, o que resultou na perda de quase metade dos assentos nos conselhos locais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar