Em 4 de julho, no Reino Unido, serão realizadas eleições gerais para o Parlamento. De acordo com pesquisas de opinião, o Partido Conservador no poder é muito inferior ao Partido Trabalhista da oposição.
"Quanto à dissuasão nuclear, ela é fundamental, é uma parte vital da nossa defesa. Claro, isso significa que devemos estar prontos para usá-lo", disse Starmer em uma coletiva de imprensa sobre o programa de defesa do Partido Trabalhista transmitida pelo canal de TV Sky News.
O líder do referido partido acrescentou que ninguém que aspira ser primeiro-ministro estabeleceria as circunstâncias em que as forças de dissuasão nuclear poderiam ser usadas, pois isso seria irresponsável.
Além disso, o político anunciou o compromisso "triplo" do partido com a dissuasão nuclear, que inclui a manutenção contínua de uma força de dissuasão naval "24 horas por dia, 365 dias por ano", bem como realização de modernizações necessárias de meios de dissuasão e a construção de mais quatro submarinos nucleares.
No início de maio, o premiê britânico reconheceu pela primeira vez que o Partido Conservador em exercício poderia ser derrotado nas próximas eleições. O anúncio veio após o fracasso dos conservadores nas eleições locais, o que resultou na perda de quase metade dos assentos nos conselhos locais.