Panorama internacional

Coronel ucraniano destaca cidades cuja perda será grande problema para Kiev

O presidente ucraniano Vladimir Zelensky e o coronel-general Aleksandr Syrsky visitando um posto de comando em Kupyansk, região da Cracóvia, 30 de novembro de 2023
A perda das cidades de Volchansk, na região de Carcóvia, e Chasov Yar, na República Popular de Donetsk (RPD), será um grande problema para a Ucrânia na véspera da "cúpula da paz" na Suíça, disse o coronel aposentado do Exército ucraniano Oleg Starikov em entrevista ao canal de YouTube Politeka.
Sputnik
"Nós [Ucrânia] temos duas zonas, que não podemos de maneira nenhuma perder: são Chasov Yar e Volchansk. […] Isso [a entrega de Chasov Yar e Volchansk] já será um grande problema", opina o coronel ucraniano.

De acordo com Starikov, a tomada de Volchansk permitirá que o Exército russo vá para a retaguarda do grupo do Exército ucraniano de Kupyansk e isole as forças ucranianas no leste da região de Carcóvia. A perda de Chasov Yar, por sua vez, levará à divisão do grupo ucraniano em Donbass em duas partes e permitirá que a Rússia desenvolva uma ofensiva tanto no norte como no sul, disse o militar aposentado.

Além disso, ele acrescentou que a perda das cidades também traz riscos políticos para Kiev. O coronel sugeriu que as perdas territoriais poderiam afetar negativamente os resultados das reuniões internacionais com a participação da Ucrânia.
Soldados recém-recrutados comemoram o fim de seu treinamento numa base militar perto de Kiev. Ucrânia, 25 de setembro de 2023
Operação militar especial russa
Comandantes ucranianos 'desperdiçam muito tempo' no treinamento básico de recrutas, diz mídia
"Em termos políticos, é claro, não seria bom, porque vamos ter […] o encontro na Suíça", advertiu.
Recentemente, os militares russos estão avançando ativamente na profundidade da defesa do adversário na região de Carcóvia e já tomaram vários povoados.
A cidade de Chasov Yar é de grande importância operacional e estratégica. Ela se situa em uma elevação, que abre caminho para a maior aglomeração urbana de Slavyansk e Kramatorsk na república de Donetsk que está sob o controle das forças ucranianas, bem como para a cidade de Konstantinovka.
A Suíça vai sediar a conferência sobre a Ucrânia nos dias 15 e 16 de junho, em Burgenstock, perto de Lucerna.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar