Segundo a agência Xinhua, a ação abre caminho para facilitar montanhismo em alta altitude, resgate de emergência e operações de proteção ambiental.
Um DJI FlyCart 30 foi usado nos testes, que aconteceram em 30 de abril, durante os quais três garrafas de oxigênio e 1,5 quilo de outros suprimentos foram transportados do acampamento-base (a uma altitude de 5.364 metros) para o acampamento 1 (a cerca de 6 mil metros) do pico mais alto do mundo, também conhecido como monte Qomolangma na China. Lixo também foi carregado na viagem de volta, acrescentou a mídia.
"A capacidade de transportar com segurança equipamentos, suprimentos e resíduos por drone tem o potencial de revolucionar a logística do montanhismo do monte Qomolangma, facilitar os esforços de limpeza de lixo e melhorar a segurança para todos os envolvidos", disse Christina Zhang, diretora sênior de estratégia corporativa da DJI.
O monte Everest é a montanha mais alta da Terra, chegando a 8.848 metros acima do nível do mar. Parte da cordilheira do Himalaia, o Everest é uma montanha formada pelo choque entre placas tectônicas.
Apesar de apresentar clima bastante hostil, com temperaturas abaixo de zero e ventos intensos, além do risco de avalanches e terremotos, o monte Everest é um dos principais pontos turísticos do Nepal e do Tibete, visto que se situa na fronteira entre esses territórios.