Em 17 de junho será realizada no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro a cerimônia de abertura do projeto internacional anual financiado pelo governo e pelo Ministério da Cultura da Rússia, chamado Temporadas Russas.
Uma parte importante do programa de promoção da cultura russa será composta por palestras, exposições e masterclasses.
O espetáculo contará com Ildar Abdrazakov, mundialmente famoso cantor de ópera russo, além de vencedores do Concurso Internacional Tchaikovsky: a mezzo-soprana Zinaida Tsarenko, o pianista Sergei Davydchenko e o violinista Daniil Kogan. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob a direção do maestro russo Denis Vlasenko, participará da criação da atmosfera musical do evento de gala.
O programa incluirá obras de compositores como Pyotr Tchaikovsky, Mikhail Glinka, Nikolai Rimsky-Korsakov, Sergei Rachmaninoff, Charles Gounod e Camille Saint-Saens.
No mesmo dia, será inaugurada no saguão do teatro a exposição histórica Arte-Mascarado de Temporadas Russas, da famosa artista de teatro russa Nika Velegzhaninova. Os figurinos serão apresentados com base nos projetos de Lev Bakst, Aleksandr Golovin, Mikhail Larionov e Sergei Sudeikin – artistas que, no início do século XX, deram uma grande contribuição para a formação de uma nova visão da cenografia. Por mais de cem anos, alguns dos figurinos existiram apenas no papel antes de serem apresentados nesta colorida exposição.
As Temporadas Russas no Brasil terminarão em dezembro com concertos da Orquestra de Jazz de Moscou, regida por Igor Butman.
Os temas e o formato das Temporadas Russas são diversos: de concertos de música clássica e produções teatrais a festivais de cinema, exposições de arte, projetos educacionais, palestras e masterclasses. No total, mais de 13 milhões de espectadores visitaram as Temporadas Russas ao longo de sua existência.
A Sputnik é parceira deste evento, que contribui para as relações russo-brasileiras.