O bilionário de 58 anos, fundador da maior empresa automobilística do país asiático, disse que a reação dos países ocidentais é uma prova da força da indústria automobilística chinesa.
"Há muitos exemplos de políticos de outros países que estão preocupados com os veículos elétricos da China. Se você não for forte o suficiente, eles não terão medo de você", afirmou Chuanfu, em uma cúpula sobre indústria na cidade de Chongqing, segundo a Bloomberg.
Espera-se que a União Europeia divulgue tarifas nas próximas semanas contra os carros elétricos chineses, uma medida que provavelmente prejudicará o pequeno, mas crescente número de importações para a Europa.
A China deu a entender que retaliará com as suas próprias tarifas de 25%, à medida que as tensões comerciais continuam a aumentar, escreve a mídia.
No mês passado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o aumento das tarifas sobre diversos produtos chineses. O imposto cobrado na importação de veículos elétricos quadruplicou: foi de 25% para 100%.
No último trimestre de 2023, a produtora norte-americana Tesla bateu seu recorde e excedeu expectativas de analistas ao vender 484,5 mil veículos elétricos.
Todavia, isso não salvou a corporação de Elon Musk de ser ultrapassada pela empresa chinesa BYD, que rapidamente conquistou os mercados vendendo 526,4 mil carros no mesmo período, informou a Bloomberg.