A convite do ministro das Relações Exteriores, da cooperação africana e dos marroquinos residentes no exterior do reino de Marrocos, Nasser Bourita, os encontros ocorreram em um clima de celebração pelos 20 anos da histórica visita de Estado do Rei Mohammed VI ao Brasil em 2004.
Durante as reuniões, ambos os ministros enfatizaram a importância dos valores compartilhados de abertura, tolerância e democracia. Eles destacaram a necessidade de fortalecer a cooperação internacional contra o crime organizado transnacional e manifestaram interesse em ações conjuntas na área de segurança alimentar na África.
Na agenda, destacou-se também a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).
Segundo o comunicado emitido pelo Itamaraty, "[as nações] sublinharam a importância que atribuem ao reforço do papel das Nações Unidas, em particular à reforma do Conselho de Segurança, por meio da ampliação e inclusão de novos membros. O Marrocos reiterou o apoio ao pleito do Brasil por um assento permanente no Conselho de Segurança, o que conferirá a este órgão maior representatividade e eficácia".
Diversos acordos e memorandos de entendimento foram celebrados ou estão em fase de finalização, incluindo um acordo de assistência mútua administrativa em matéria aduaneira e memorandos entre a Embraer e o Ministério da Indústria e Comércio do Marrocos para a pesquisa e o desenvolvimento de peças aeronáuticas.
A nota destaca ainda que um fórum empresarial está previsto para os próximos meses, com a expectativa de fortalecer ainda mais as relações comerciais e criar novas sinergias entre os setores produtivos dos dois países. A reabertura da conexão aérea Casablanca-São Paulo, no final de 2024, também foi celebrada como um importante passo para facilitar os fluxos comerciais e turísticos.