Marcando a comemoração do Dia da Rússia, Kim afirmou que seu encontro com Putin em uma instalação de lançamento espacial russa em 2023 elevou os laços de seu "relacionamento estratégico centenário".
"As relações de amizade e cooperação entre a Coreia do Norte e a Federação da Rússia transformaram-se em laços invencíveis entre camaradas de armas e em uma relação estratégica de longo alcance, graças à nossa significativa reunião no Cosmódromo de Vostochny, em setembro do ano passado, e estão constantemente evoluindo para um novo máximo", afirmou Kim, citado pela agência KCNA.
O líder norte-coreano ainda afirmou que Pyongyang "sempre se alegra com as conquistas alcançadas na Rússia, um vizinho amigo, e está estendendo total apoio, incentivo e solidariedade à causa sagrada do Exército russo e do povo que está avançando orgulhosamente em direção à justiça e à verdade".
Na semana passada, Putin declarou que a Rússia desenvolverá relações com a Coreia do Norte, quer outros países gostem ou não.
"Quanto às relações com a Coreia do Norte [...] nossos vizinhos, desenvolveremos relações, quer alguém goste ou não", disse Putin em uma reunião com representantes de agências de notícias internacionais à margem do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês).
No final do mês passado, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à Sputnik que o presidente russo foi convidado a fazer uma visita oficial à Coreia do Norte, e que a mesma "estava sendo preparada" e as datas "serão divulgadas em breve".