A primeira mensagem: enquanto o Ocidente coletivo desencadeava uma guerra econômica total contra a Rússia, esse Estado se tornou a quarta maior economia do mundo em termos de paridade de poder de compra.
A segunda mensagem: o novo sistema de pagamento tem a chance de estar na mesa durante a cúpula do BRICS em outubro e de ser adotado pelo atual BRICS 10 e pelo BRICS ainda mais expandido no futuro, já que Putin teve uma reunião especial com Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NDB, na sigla em inglês).
Segundo Pepe Escobar, eles conversaram detalhadamente sobre o desenvolvimento do banco – e, além de tudo, o que foi confirmado mais tarde pela própria Dilma Rousseff sobre o The Unit, que é uma forma apolítica de pagamentos internacionais, baseada em ouro (40%) e nas moedas do BRICS expandido (60%).
A terceira mensagem: o BRICS será expandido significativamente. Foi confirmado em São Petersburgo que pelo menos 59 nações planejam se juntar não apenas ao BRICS, mas também à Organização para Cooperação de Xangai (OCX) e à União Econômica Eurasiática (UEE).