Panorama internacional

Senador dos EUA sugere quando a China superará Washington em poder militar

China vai superar os EUA no poder militar nos próximos 20 anos, opina senador republicado do estado de Ohio, James Vance.
Sputnik
"A lição mais importante e esquecida da Segunda Guerra Mundial é de que o poder militar é uma consequência do poder industrial. Agora, ainda somos uma superpotência militar mundial, em grande parte graças à força da nossa base industrial dos anos 80 e 90, mas agora a China é uma potência industrial mais poderosa, o que significa que em 20 anos eles serão mais fortes do que nós na esfera militar", disse o congressista em entrevista ao The New York Times.
Segundo ele, Washington precisa perceber a multipolaridade do mundo e, ao construir relações com aliados do modo que eles apoiem os interesses dos EUA em outras partes do mundo, "focar atenção na Ásia Oriental, onde está o nosso maior rival nos próximos 20-30 anos".
Panorama internacional
Analista: líderes dos EUA pressionam por uma guerra em 3 frentes quando não conseguem lidar com uma

Falando sobre a situação no estreito de Taiwan e as ações dos EUA no caso de um hipotético ataque de Pequim à ilha, o senador disse que, em sua opinião, os EUA devem primeiro tornar "impossível para Pequim tomar Taiwan". "O que podemos fazer agora é fazer com que a invasão de Taiwan fosse muito cara para eles, mas não fazemos isso porque estamos enviando todas essas malditas armas para a Ucrânia, não para Taiwan", disse Vance.

O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda a Taiwan de peças de reposição e reparo de caças F-16 por um valor estimado em US$ 300 milhões (R$ 1,59 bilhão), comunicou na semana passada a Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA, na sigla em inglês) do Pentágono.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar