Panorama internacional

G7 ameaça Irã com novas sanções caso entregue mísseis balísticos à Rússia

O grupo acusou Teerã de querer entregar as armas à Rússia para uso no conflito ucraniano. Anteriormente, o Irã já foi acusado de supostamente os ter fornecido.
Sputnik
Os países do G7 ameaçaram o Irã com novas medidas se ele fornecer mísseis balísticos à Rússia, segundo a declaração final da cúpula do grupo na Itália.
"Pedimos ao Irã que pare de ajudar a Rússia na guerra na Ucrânia, que não transfira mísseis balísticos e tecnologia relacionada, pois isso seria uma escalada séria e uma ameaça direta à segurança europeia. Estamos prontos para responder prontamente e de forma coordenada, incluindo a adoção de novas medidas [contra Teerã]", indica a declaração.
No final de fevereiro, a mídia ocidental já havia declarado, sem fundamento, que o Irã tinha transferido cerca de 400 mísseis balísticos para a Rússia desde o início de janeiro.
Panorama internacional
Biden e G7 condenam ataque do Irã e reafirmam apoio a Israel; UE cogita impor sanções a Teerã
Amir Irvani, representante permanente do Irã na ONU em Nova York, rejeitou essas alegações. O Ministério das Relações Exteriores do Irã, por sua vez, disse que as alegações dos países ocidentais sobre o suposto uso de armas iranianas pela Rússia na crise ucraniana eram infundadas e que Teerã as condena veementemente.
Aleksei Dedov, embaixador da Rússia no Irã, afirmou previamente que as declarações dos países ocidentais sobre o apoio das autoridades iranianas à Rússia no conflito ucraniano não correspondem à realidade.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar