Ciência e sociedade

Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin divulga finalistas da edição de 2024

Em Moscou, foi divulgada a lista de finalistas da 10ª edição do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin, realizada neste ano.
Sputnik
A classificação completa, bem como uma coletânea das fotos finalistas, pode ser encontrada nas versões do site em russo e em inglês.
Como já é tradição, a lista de trabalhos finalistas selecionados pelo painel internacional de jurados não especifica a distribuição dos lugares premiados: estes serão anunciados juntamente com o vencedor do Grande Prêmio em setembro próximo.
Este ano em que o concurso completa dez anos, o painel internacional de jurados só é composto, pela primeira vez, pelos vencedores do Grande Prêmio de diferentes edições.

De ano para ano, o âmbito geográfico da lista de finalistas do Concurso Stenin se torna cada vez mais abrangente. Em 2024, inclui, pela primeira vez, trabalhos da Síria, África do Sul e Mianmar, reunindo, no total, fotos individuais e séries de jovens fotojornalistas de dez países.

Cerca de dois mil trabalhos foram avaliados pelo painel internacional de jurados na edição deste ano, que teve 557 inscritos de 36 países, entre os quais a Rússia, Índia, Irã, China, Itália, EUA, Espanha, Reino Unido, África do Sul, Polônia, França, Equador, Síria, México e outros.
1 / 6
Urais. Meu planeta, série.
2 / 6
Simbiose. Meu Planeta, série.
3 / 6
Orando no campo. Meu Planeta, individual.
4 / 6
Olhando nos olhos humanos. Retrato. Um herói de nosso tempo, série.
5 / 6
Luz para o mundo. Retrato. Um herói de nosso tempo, série.
6 / 6
As viúvas marginalizadas. Retrato. Um herói de nosso tempo, série.
Oksana Oleinik, curadora do concurso Andrei Stenin, comentou a divulgação da lista de finalistas.
"Uma das etapas mais importantes de nosso concurso é o trabalho da comissão julgadora. Este ano, que marca o 10º aniversário do concurso Andrei Stenin, convidamos os vencedores do Grande Prêmio das edições anteriores a integrar a equipe julgadora. São fotógrafos de todo o mundo que já se tornaram mestres reconhecidos e têm opiniões abalizadas", disse ela.
"Eles confirmaram seu elevado profissionalismo ao selecionar para a lista de finalistas trabalhos realmente talentosos de uma grande variedade de fotografias enviadas para o concurso. Convido todos a visitarem o site de nosso concurso para os ver. Os jovens fotógrafos continuam nos agradando com seus trabalhos e estamos felizes em ajudá-los a embarcar em suas carreiras", acrescentou a curadora do concurso.
1 / 6
Flores de lírio. Vista aérea, individual.
2 / 6
As crianças estavam assustadas, mas eu mesmo sou pai. Retrato. Um herói do nosso tempo, individual.
3 / 6
Realidade climática do Sudão do Sul. Top News, série.
4 / 6
Luta pela existência. Top News, individual.
5 / 6
Quebra-gelo russo Kapitan Kosolapov.
6 / 6
Do solo ao tempero. Vista aérea, individual.
Os nomes dos premiados e do vencedor do Grande Prêmio serão divulgados pela comissão organizadora em setembro próximo no site. O concurso também planeja lançar, até o final do ano, uma mostra itinerante de trabalhos premiados por cidades do mundo.

Sobre o concurso

O evento é organizado pelo grupo midiático Rossiya Segodnya sob os auspícios da Comissão da Rússia para a UNESCO, o Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin tem como objetivo apoiar jovens fotógrafos e chamar a atenção da opinião pública para os desafios enfrentados pelo fotojornalismo contemporâneo. É um fórum de jovens fotógrafos, que são talentosos, receptivos e abertos a tudo o que é novo, onde eles chamam nossa atenção para as pessoas e os eventos ao nosso redor.
Os principais parceiros de mídia do concurso são: a Empresa Nacional de Televisão e Radiodifusão (VGTRK, Rússia), a plataforma on-line SMOTRIM (Rússia), o canal de TV estatal russo Russia-Kultura (Rússia) e o canal de TV Moscow 24 (Rússia).
Os parceiros de mídia internacionais do concurso são: a agência de notícias e rádio Sputnik (Internacional), o canal de TV e portal RT (Internacional), a Independent Media holding (África do Sul), a agência de notícias ANA (África do Sul), o Shanghai United Media Group (SUMG) (China), o portal on-line China Daily (China), o portal on-line The Paper (China) e a rede de mídia Al Mayadeen (Líbano). O concurso conta com o apoio de parceiros setoriais como a União de Jornalistas da Rússia, o portal de informações YOung JOurnalists (Rússia), o portal Russian Photo (Rússia) e o portal Photo-study.ru (Rússia).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar