Depois da abertura com balé clássico, concertos sinfônicos e ópera lírica em um dos principais palcos da cultura do Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o projeto Temporadas Russas volta as atenções para a programação educacional nesta terça-feira (18).
Ao longo do dia, alunos com diferentes níveis de proficiência na língua russa participam de um curso promovido pelos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores da Rússia na Casa de Cultura Laura Alvim, a Casa G20, em Ipanema, na Zona Sul da capital fluminense.
Além de se familiarizarem com o alfabeto, a fonética e a gramática básica, professores especializados ajudam os estudantes a dizerem as primeiras frases em russo. Também ocorre um curso intensivo com materiais utilizados na fase inicial do estudo da língua russa para professores e alunos brasileiros.
A ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova, que está no país para a apresentação do projeto, destacou à Sputnik Brasil que o objetivo é promover e popularizar a língua russa no exterior.
"Foi lançado pelos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores em 2023 e inclui um programa educacional, concertos interessantes e vibrantes de grupos culturais russos. Dessa forma, ajudamos residentes de outros países a ver a beleza da nossa língua e da sua poesia, além de conhecer as tradições de diferentes regiões da Rússia", declarou.
Para a ministra, a iniciativa ajuda a "reforçar a compreensão mútua e a cooperação com países amigos, assim como manter o estatuto da língua russa".
"Em 2023, uma série semelhante de eventos culturais e educativos foi realizada em quatro países localizados em diferentes partes do mundo: Tanzânia, Mianmar, Venezuela e Marrocos. E por todo o lado vimos grande atenção por parte dos governos desses países, das organizações públicas e dos cidadãos comuns. Realizamos seminários, exposições fotográficas e concertos", contou.
Aleksandr Pushkin: o maior poeta russo
Uma mistura de drama, romance e sátira que trouxe um estilo único para a literatura russa e influencia até hoje o segmento. É o que define a obra de Aleksandr Pushkin, o maior poeta russo, que será tema de uma palestra interativa nesta quarta-feira (19), também na Casa G20. O evento acontece em meio às comemorações do 225º aniversário do nascimento de Pushkin.