"A missão encomendada pelo presidente foi a de movimentar a Petrobras, que impulsiona o PIB [produto interno bruto] do país; gerir a Petrobras com respeito à sociedade brasileira. E ele disse bem assim: "Eu tenho grande carinho pela Petrobras. A sociedade brasileira ama a Petrobras e eu também amo. Não quero confusão na empresa", disse ela.
"Investiremos na ampliação da nossa infraestrutura com projetos como a conclusão da rota 3 e as unidades de processamento de gás natural. A nossa intenção é ampliar a disponibilidade de gás para o mercado e assim endereçar a nossa produção também para usos de maior valor agregado, como a petroquímica e os fertilizantes".
"Foi esse propósito que nos fez descobrir as bacias terrestres, avançar para o mar, desenvolver grandes reservas de bacias de campos, nos tornar a companhia de petróleo líder em operação em águas profundas e ultraprofundas, expandir o nosso parque de refino, descobrir e desenvolver as magníficas acumulações do pré-sal."
Fortalecimento das plantas de refino 'com investimentos consistentes'
Lula: críticas à Lava Jato e projeções 'verdes'
"Se o objetivo fosse de fato combater a corrupção, que punissem os corruptos, deixando intacto o patrimônio do nosso povo. O que queriam mesmo era, mais uma vez, entregar esse extraordinário patrimônio nas mãos das petrolíferas estrangeiras. Era isto o que queriam: o desmonte da Petrobras. Os estragos foram muitos em todo o ecossistema da produção de petróleo. Fatiaram a Petrobras, venderam refinarias e ativos importantes, a exemplo da BR Distribuidora. E mesmo assim não conseguiram destruí-la. Jamais conseguirão", garantiu ele.
"Ao longo de 71 anos, a Petrobras sofreu acirrados ataques da elite deste país, sem nenhum compromisso com a soberania do Brasil e a melhoria de vida do nosso povo. Tentaram destruir a Petrobras antes mesmo de sua criação. A história jamais esquecerá os editoriais de grandes veículos de comunicação, que preferiam ver o petróleo brasileiro entregue de mão beijada às empresas estrangeiras. Décadas depois quiseram privatizá-la. Ensaiaram uma mudança de nome para a Petrobras, numa tentativa de negar sua origem 100% brasileira. Não conseguiram. Foram obrigados a recuar, diante da resistência do povo brasileiro", completou o mandatário brasileiro.