O cálice e a patena (uma espécie de prato utilizado nas missas) foram encontrados nas mãos do falecido, colocados lá no momento do enterro.
No final do ano passado o Instituto Arqueológico Nacional do Centro de Coleções Públicas do Museu Nacional da Hungria descobriu restos da basílica de uma abadia beneditina e uma igreja paroquial em uma escavação experimental. Este ano os arqueólogos voltaram ao local para uma escavação mais completa e encontraram o enterramento, escreve The History Blog.
Sepultamento descoberto no leste da Hungria contendo um conjunto de comunhão de prata datado do século XIII ou XIV no local de uma abadia beneditina medieval
© Foto / Nemzeti Régészeti Intézet
O cálice está em boas condições, com apenas alguns fragmentos faltando. Ele tem um anel de contas douradas em torno do nó do caule. A patena é decorada com uma cruz perfurada e um design de ondas.
Na escavação desta temporada a equipe também buscou material arqueológico da Batalha de Mezokeresztes de 1596, um confronto entre as forças do sultão otomano Mehmed III e as forças aliadas dos Habsburgos e da Transilvânia. Foram encontrados vários artefatos relacionados à batalha. E aficionados com detectores de metais descobriram 70 moedas de prata vienenses dos séculos XIII-XIV.