"As forças armadas iemenitas [do movimento] estão bem preparadas para intensificar e expandir as operações militares em apoio ao nosso povo na Faixa de Gaza, à medida que a agressão contra eles e o bloqueio da Faixa continuam", disse Al Assad.
Segundo o interlocutor da agência, esta é "a quarta fase das operações militares, que inclui a expansão geográfica das operações contra os navios das formações inimigas israelenses que se dirigem aos portos da Palestina ocupada no mar Mediterrâneo".
Al Assad garantiu que os combatentes têm capacidade para afundar navios de guerra norte-americanos que apoiam a atividade de Israel na região.
Na quinta-feira (20), os houthis relataram que o número de navios e barcos ligados a Israel, ao Reino Unido e aos Estados Unidos que foram atacados pelas forças armadas do grupo iemenita aumentou para 153 desde o início dos combates entre o Exército israelense e o movimento palestino Hamas, em 7 de outubro de 2023.
Desde meados de dezembro, os Estados Unidos e seus aliados realizam uma operação na região oceânica próximo ao Iêmen, que inclui bombardeios em solo iemenita, para dissuadir os houthis de ataques a navios mercantes e garantir a liberdade de navegação.