A Rússia continuará "aprimorando" suas Forças Armadas e construindo uma política de defesa baseada em tecnologias avançadas, afirmou nesta sexta-feira (21) Vladimir Putin.
"Dada a difícil situação internacional, o surgimento de novos desafios e riscos, seguiremos aprimorando de forma abrangente nossas Forças Armadas, construindo nossa política de defesa, contando com tecnologia e ciência avançadas, modernas soluções financeiras e econômicas eficazes", disse o presidente russo durante uma reunião com graduados de instituições de ensino militar superior do país.
Putin anunciou planos para desenvolver ainda mais a tríade nuclear.
"Nossos planos incluem um maior desenvolvimento da tríade nuclear como garantia de dissuasão estratégica e preservação do equilíbrio de forças no mundo", disse Putin, acrescentando que a Rússia também trabalhará "em outros exemplares modernos de alta tecnologia de armas e equipamentos, que agora estão entrando na produção em massa".
"Aumentaremos com caráter prioritário as entregas para as tropas, para a linha do front, de sistemas aéreos não tripulados de vários tipos, veículos blindados e sistemas de ataque de alta precisão, aviões de ataque, sistemas de deteção do inimigo e de luta de contrabateria, sistemas de controle e comunicação. Trabalharemos em outras armas e equipamentos modernos de alta tecnologia que agora estão sendo produzidos em massa", detalhou.
"[Nossos heróis] guardam de forma confiável sua soberania e segurança, protegem nossa terra e nossos cidadãos em Donbass e Novorossiya dos neonazistas. Eles provam, na prática, que nosso Exército e seu baluarte, o corpo de oficiais, a coesão secular e a unidade de nosso povo multinacional são uma força que vence tudo."