A Rússia criou o radar Iney de pequeno porte capaz de detectar drones ultrapequenos, disse à Sputnik o diretor-geral e projetor-geral da empresa de pesquisa e produção Radar mms.
O produto foi apresentado no salão naval internacional Flot 2024.
"Nossos especialistas criaram a estação de radar de pequeno porte Iney com um conjunto de antenas de matriz em fase [APAA, na sigla em inglês]. Essa estação de radar foi projetada para detectar, entre outras coisas, drones ultrapequenos, como os Mavik e outros drones de tamanho semelhante", disse Georgy Antsev.
De acordo com ele, o Iney é capaz de detectar drones ultrapequenos a uma distância de até cinco quilômetros, e consegue ver alvos maiores "muito mais longe". O sistema tem um banco de dados para distinguir entre drones de diferentes tipos e aves.
"Vários sistemas Iney podem ser instalados em aeródromos, instalações longas de infraestrutura crítica, criando um campo de radar contínuo ao redor deles. Além disso, devido ao seu pequeno tamanho, se desejado, o Iney pode ser instalado em vários sistemas de armas, transformando-o em um radar de bordo", disse Antsev.
A empresa de pesquisa e produção Radar mms é uma das líderes russas na área de desenvolvimento de sistemas e complexos eletrônicos. A empresa desenvolve radares, aparelhos robóticos, drones, sistemas meteométricos e magnetométricos, além de embarcações de alta velocidade e sistemas marítimos.