Panorama internacional

Marinha do Reino Unido relata ataque a navio mercante no Golfo de Áden

Um navio mercante foi atacado nesta sexta-feira (21) no Golfo de Áden, informou o Escritório de Operações de Comércio Marítimo (UKMTO, na sigla em inglês) da Marinha Real do Reino Unido.
Sputnik
O incidente ocorreu a cerca de 126 milhas náuticas (233 quilômetros) a leste da cidade iemenita de Áden.
"O capitão do navio mercante relatou explosões nas proximidades da embarcação. A tripulação está segura e o navio segue para seu próximo porto de escala", comunicou a entidade na rede social X.
O líder dos houthis, Abdul Malik al Houthi, advertiu Israel e os EUA sobre uma nova fase das operações contra os dois países caso a agressão contra os palestinos em Gaza continue.
O escritório recomendou que as embarcações que passassem pela área agissem com cautela e informassem sobre qualquer atividade suspeita. O organismo acrescentou ainda que as autoridades conduzirão uma investigação.
Os norte-americanos e britânicos têm atacado o Iêmen desde meados de janeiro sob o argumento de garantir a segurança da navegação no Golfo de Áden e no Mar Vermelho.
Panorama internacional
Saqueadores roubaram pelo menos US$ 120 milhões de bancos na Faixa de Gaza, diz mídia

Houthis garantem que estão prontos para intensificar ataques

Horas antes do ataque, os houthis declararam que estão prontos para intensificar os ataques contra navios israelenses no mar Mediterrâneo no caso de uma escalada do conflito entre Israel e o Líbano, disse à Sputnik Hezam al Assad, membro do gabinete político do grupo.
"As forças armadas iemenitas [do movimento] estão bem preparadas para intensificar e expandir as operações militares em apoio ao nosso povo na Faixa de Gaza, à medida que a agressão contra eles e o bloqueio da Faixa continuam", disse Al Assad.
Segundo a fonte, esta é "a quarta fase das operações militares, que inclui a expansão geográfica das operações contra os navios das formações inimigas israelenses que se dirigem aos portos da Palestina ocupada no mar Mediterrâneo".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar