Panorama internacional

Mídia dos EUA: Washington estaria disposto a apoiar Israel em uma guerra contra Hezbollah

Os Estados Unidos estariam dispostos a dar todo o apoio necessário a Israel em eventual conflito militar em larga escala com o movimento armado libanês Hezbollah, disse um alto funcionário do governo dos EUA à rede CNN.
Sputnik
A revelação ocorre após uma reunião em Washington que contou com a participação de altos funcionários israelenses, como o ministro dos Assuntos Estratégicos Ron Dermer e o conselheiro de Segurança Nacional Tzachi Hanegbi, além de funcionários da administração Biden, como o Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan, o Secretário de Estado Antony Blinken e o Coordenador de Assuntos do Oriente Médio da Casa Branca Brett McGurk.
Segundo a CNN, os funcionários dos EUA garantiram à delegação israelense que, se houver uma guerra declarada na fronteira norte de Israel entre Israel e o Hezbollah, os Estados Unidos "estão totalmente preparados para apoiar seu aliado".
As garantias coincidem com o aumento dos ataques transfronteiriços nas últimas semanas entre Israel e o Hezbollah intensificou a preocupação com o possível surgimento de outro conflito em larga escala no Oriente Médio.
Panorama internacional
EUA e Israel temem que sistemas Cúpula de Ferro possam ser esmagados pelo Hezbollah, diz mídia
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou publicamente os Estados Unidos de reter armas e munições para o seu país, resultando em uma tensa disputa entre autoridades israelenses e americanas.
De acordo com um alto funcionário que pediu sigilo ao canal de TV, o apoio norte-americano não inclui tropas americanas no front.
As provocações do Hezbollah contra Israel intensificaram-se nas últimas semanas devido à falta de um cessar-fogo na guerra em Gaza, o que mantém as autoridades americanas em alerta máximo quanto à possibilidade de um recrudescimento do conflito na região.
Caso o grupo árabe aumente ainda mais a intensidade dos ataques contra Israel e resultem na morte de israelenses, os funcionários americanos esperam que Israel 'responda com toda força'.
Conforme relatado pela CNN, os funcionários americanos estão preocupados que, em caso de uma guerra, o grupo militante libanês possa superar as defesas aéreas de Israel no norte.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar