Panorama internacional

Rússia condena planos do Japão de realizar exercícios militares com países da UE na ilha de Hokkaido

Tanques Tipo 90 da Força de Autodefesa Terrestre Japonesa (JGDDF, na sigla em inglês) se movem durante o exercício anual com munições reais no acampamento Minami Eniwa. Eniwa, ilha de Hokkaido, norte do Japão, 6 de dezembro de 2021
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia divulgou uma nota de protesto à embaixada japonesa em Moscou, nesta sexta-feira (28), pelos planos do Japão de realizar exercícios militares conjuntos com a Alemanha e a Espanha na ilha de Hokkaido, localizada a cerca de 30 quilômetros da fronteira russa.
Sputnik

"Em 28 de junho, foi declarado forte protesto à embaixada japonesa na Rússia em relação aos planos das autoridades japonesas de realizar uma série de exercícios militares conjuntos com a Alemanha e a Espanha entre os dias 19 e 25 de julho, em local muito próximo das fronteiras da Rússia", disse o ministério em comunicado.

Segundo a nota, Moscou considera a atividade militar uma provocação de natureza "inadmissível", por representar "ameaça potencial à segurança da Rússia".
O MRE russo sublinhou que a política irresponsável da administração do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, coloca Tóquio no caminho que leva a uma perigosa escalada de tensões no Nordeste Asiático, bem como na região da Ásia-Pacífico no seu conjunto.
Navio de turismo japonês KAZU 1
Panorama internacional
Guarda Costeira japonesa confirma 10 mortes em incidente com navio turístico na ilha de Hokkaido

"Advertimos sobre medidas de resposta apropriadas destinadas a fortalecer as capacidades de defesa e proteger a soberania da Rússia", concluiu a pasta.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar