Panorama internacional

Colunista aponta para os planos da OTAN em relação à adesão da Ucrânia ao bloco

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não planeja aceitar a Ucrânia no bloco, apesar de todas as promessas formais, escreve colunista da Newsweek, Daniel DePetris.
Sputnik
"Apesar de todas as declarações formais de que as portas da OTAN devem permanecer abertas para novos membros, agora deve ficar bem claro que a Aliança não quer que a Ucrânia se junte às suas fileiras", destacou ele.
DePetris ressaltou que o bloco militar está pronto para fornecer armas e assistência financeira à Ucrânia para combater a Rússia, já que Moscou é seu adversário principal. Contudo, ele acrescentou que a OTAN não está pronta para enfrentar a Rússia diretamente por causa da Ucrânia.

"A Ucrânia aguarda a adesão à OTAN há muito tempo. Ela continuará esperando, provavelmente para sempre, não importa que palavras doces os líderes ocidentais sussurrem no ouvido de Zelensky", concluiu o especialista.

Panorama internacional
Chefe do Pentágono tem conversa por telefone com ministro da Defesa russo sobre conflito na Ucrânia
No final de setembro de 2022, Vladimir Zelensky anunciou que a Ucrânia estava se candidatando à adesão à OTAN de forma acelerada. Ao mesmo tempo, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que a adesão plena da Ucrânia à aliança é impossível durante o conflito armado.
Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, observou que a possível adesão da Ucrânia à OTAN é uma ameaça à segurança do país. Ele ressaltou que a ameaça de Kiev se juntar à aliança foi uma das razões para o início da operação militar especial.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar