Segundo informações da agência Yonhap, os militares sul-coreanos disseram ter detectado o lançamento, mas não deram mais detalhes, afirmando que uma análise está em andamento.
Esse novo lançamento ocorre poucos dias após o lançamento de um míssil balístico pelo Norte em direção ao mar do Japão (também conhecido como mar do Leste), na quarta-feira (26). Pyongyang afirmou ter conduzido com sucesso um teste de míssil com ogivas múltiplas, mas Seul rejeitou a alegação, dizendo que o lançamento terminou em fracasso, com o míssil explodindo no ar.
No último sábado (30), a Coreia do Sul concluiu um exercício militar trilateral de três dias ao lado de forças dos Estados Unidos e do Japão. O Freedom Edge (Borda da Liberdade, em tradução livre), que teve como objetivo dissuadir a Coreia do Norte, envolveu diferentes setores, como o marítimo, aéreo, subaquático e cibernético.
Pyongyang, que vê em tais manobras uma clara tentativa dos EUA de desestabilizar a região, criticou duramente esses exercícios, afirmando que a aliança entre Seul, Tóquio e Washington assumiu a forma de uma "versão asiática da OTAN".