Quatorze tanques M1 Abrams e um veículo blindado de recuperação M88 foram entregues à base de estoque pré-posicionado Stocks-2 em Powidz, Polônia, relata o Stars and Stripes, citando uma declaração enviada por e-mail pelo porta-voz do Exército dos EUA, Terry Welch.
A instalação deverá ficar totalmente operacional no próximo ano e vai abrigar até 85 tanques, 190 veículos blindados de combate e 35 peças de artilharia, segundo o jornal.
O coronel Ernest Lane II, comandante da 405ª Brigada de Apoio de Campo do Exército que mantém a base, teria dito que o Stocks-2 "tem um enorme impacto na Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN]".
"A localização estratégica nos permite ter múltiplas vias de acesso e rotas de saída e embarque", declarou.
O base de estoque militar pré-posicionado Stocks-2, um dos vários locais mantidos pelos Estados Unidos em diferentes partes do globo, permite essencialmente que os comandantes na região requisitem rapidamente equipamento militar sem a necessidade de o enviar dos EUA.
No início deste mês, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, alertou que a OTAN pretende estabelecer três grandes bases militares na Polônia, Eslováquia e Romênia para canalizar armas para a Ucrânia.
O aviso de Orbán surge em meio à atual militarização da Europa liderada pela Aliança Atlântica, conduzida sob o pretexto de se preparar para afastar a imaginária "ameaça russa".