As novas reservas têm capacidade de produção de 28 milhões de pés cúbicos e mais de 11 mil barris de petróleo bruto, segundo a agência SPA.
O ministro da Energia saudita, Abdulaziz bin Salman Al Saud, explicou que os novos campos foram descobertos pela petrolífera saudita Aramco.
"A petrolífera da Arábia Saudita conseguiu descobrir dois campos de petróleo não convencionais, um poço de petróleo leve árabe, dois campos de gás natural e duas fontes de gás natural do mesmo poço", destacou a SPA.
O anúncio dessas descobertas surge um dia após a Aramco ter assinado contratos no valor de mais de US$ 25 bilhões de dólares (R$ 141,4 bilhões) para a expansão da sua principal rede de gás e para o desenvolvimento da segunda fase do campo de gás de Al Jafurah.
A intenção da estatal saudita é aumentar a produção de gás em 60% até 2030 em relação aos níveis de 2021, segundo Amin Nasser, CEO da Aramco, uma das principais companhias integradas de energia e produtos químicos do mundo.
"Estes prêmios demonstram a nossa firme convicção no futuro do gás como uma importante fonte de energia, bem como uma matéria-prima vital para as indústrias transformadoras", disse Nasser, segundo o texto da agência SPA.
O CEO acrescentou ainda que "a magnitude dos investimentos que estamos fazendo em Al Jafurah e a expansão do nosso principal sistema de gás demonstram a intenção de continuar a integrar e desenvolver o nosso negócio de gás para satisfazer a procura crescente esperada".
Por fim, Nasser disse que os novos campos descobertos e o trabalho da empresa "complementam a diversificação do nosso portfólio, cria novas oportunidades de emprego e apoia a transição do Reino para uma rede elétrica de menores emissões, na qual o gás e as energias renováveis substituem gradualmente a geração de eletricidade a partir de líquidos [como o óleo diesel]".