- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Jornalista: fim do acordo do petrodólar entre Arábia Saudita e EUA é fracasso completo de Washington

© iStock.com / Dilok KlaisatapornDólar em queda
Dólar em queda - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2024
Nos siga no
O fim do acordo do petrodólar entre os EUA e a Arábia Saudita foi a vingança do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, a quem Joe Biden chamou de "pária", afirmou Bercan Tutar, diretor de departamento do jornal turco Sabah.
O artigo ressalta que o balanço global e as posições dos aliados estratégicos do Ocidente estão mudando radicalmente.

"Pode-se dizer que os atores de ambos os lados do Atlântico estão caminhando para o desastre em suas políticas internas e externas. A velha ordem está se desmoronando rapidamente. Os líderes ocidentais, buscando metas maximalistas, aceleram ainda mais a transição para a era pós-americana", diz Tutar.

Ele acredita que um dos principais sinais dessa nova era é o fim do sistema do petrodólar, segundo o qual a Arábia Saudita concordava em vender seu petróleo por dólares. O jornalista lembra que durante a campanha eleitoral de 2020, o presidente dos EUA, Joe Biden, insultou o príncipe herdeiro saudita, chamando-o de "pária" e prometendo levá-lo à justiça pela morte do jornalista Jamal Khashoggi.
O presidente chinês, Xi Jinping, à esquerda, aperta a mão do rei saudita Salman bin Abdulaziz Al Saud, em Riad. Arábia Saudita, 8 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2024
Panorama internacional
'A era do preço do petróleo em yuan está se aproximando', diz analista sobre tombo do 'petrodólar'
"A decisão de Riad mostra um fracasso completo para os EUA. Não há dúvida de que o colapso do petrodólar também será o fim dos EUA como superpotência mundial", disse Tutar, acrescentando que Bin Salman assim se vingou de Biden.
O chamado acordo do petrodólar da Arábia Saudita e EUA, negociado após a crise do petróleo de 1973, terminou em 9 de junho.
O acordo previa que a Arábia Saudita determinasse o preço de petróleo exclusivamente em dólares estadunidenses e investisse as receitas excedentes de petróleo em títulos do tesouro dos Estados Unidos. Por sua vez, os EUA forneciam ao reino apoio e proteção militar.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала