De acordo com Yusuf Ceylan, alto funcionário do Ministério da Energia turco, "os EUA estão demonstrando sério interesse na meta da Turquia de aumentar sua capacidade de energia nuclear e construir mais usinas de energia".
"Estamos negociando com os EUA tanto para usinas de energia de grande porte quanto para pequenos reatores modulares. Essa é uma declaração de intenções. Podemos considerar as áreas de usinas existentes ou novas usinas", afirmou o funcionário, nesta terça-feira (2), em entrevista à Reuters.
O embaixador dos EUA na Turquia, Jeff Flake, afirmou à mídia que, no mês passado, Ancara "conversou conosco e outros sobre [construir] pequenos reatores modulares".
"Estamos trabalhando com eles para tentar diminuir sua dependência [da Rússia] de todas as maneiras possíveis", acrescentou.
No entanto, Ceylan também confirmou que as negociações continuaram com a Coreia do Sul e a Rússia para uma segunda usina nuclear planejada a ser construída na região de Sinop, no mar Negro, e com a China, para uma terceira usina nuclear na região da Trácia, no noroeste da Turquia.
A construção da primeira usina nuclear de 4.800 megawatt (MW) da Turquia, pela gigante russa Rosatom, prossegue em Akkuyu, região mediterrânea turca, acrescentou o funcionário.
Ancara planeja construir três usinas nucleares de quatro reatores e complementá-las com reatores modulares para um total de 20.000 MW de capacidade de geração para diversificar sua matriz de produção de eletricidade, escreve a Reuters.