Panorama internacional

Assessores de Trump querem que EUA retomem testes nucleares; administração Biden discorda

O jornal norte-americano The New York Times explicou por que o governo norte-americano está contra a retomada de testes nucleares por parte dos EUA.
Sputnik
A administração de Joe Biden, presidente dos EUA, e os democratas se opõem a um apelo de assessores de Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017–2021), para retomar os testes nucleares, informou nesta sexta-feira (5) o jornal norte-americano The New York Times.
Panorama internacional
Adeus Sentinel? Analista expõe 'boas razões' para EUA abandonarem programa de mísseis
No final de junho, Robert O'Brien, ex-conselheiro de Segurança Nacional do ex-presidente Trump, em um artigo para a revista norte-americana Foreign Affairs, pediu a retomada dos testes nucleares dos EUA se o republicano for reeleito. Ele argumentou que a medida supostamente ajudaria os EUA a combater a Rússia e a China.

"Mas a administração Biden e outros democratas alertaram que um teste [nuclear] dos EUA poderia desencadear uma reação em cadeia de testes por outros países. Com o tempo, acrescentam, novos testes poderiam levar a uma corrida armamentista nuclear que desestabilizaria o equilíbrio global do terror e aumentaria o risco de guerra", escreve o NYT.

Ernest Moniz, ex-secretário de Energia dos EUA no governo do ex-presidente Barack Obama (2009–2017), chamou a proposta de "ideia terrível". Em sua opinião, novos testes não aumentarão a segurança dos EUA.
Uma opinião semelhante é expressa por Siegfried Hecker, ex-diretor do Laboratório Nacional de Armas dos EUA em Los Alamos, Novo México, que acredita que novos testes são uma troca arriscada entre ganhos domésticos e perdas globais. Os EUA, segundo ele, perderão mais do que seus rivais nucleares.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar