Notícias do Brasil

Polícia recupera parte de material radioativo roubado em São Paulo

Uma das cinco latas de material radioativo roubadas junto de um veículo em São Paulo foram recuperadas pela polícia, afirmou a GloboNews em transmissão ao vivo.
Sputnik
O furto foi reportado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no último dia 30, mas só veio a público por meio de nota do governo na última quinta-feira (4).
Segundo o CNEN, as latas continham um composto de Germânio-Gálio, utilizado para fins medicinais. "Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde", disse a entidade em nota.
Panorama internacional
MD russo: Ocidente forneceu substâncias radioativas à Ucrânia para criar 'bomba suja'
De acordo com a instituição, o Germânio-Gálio tem baixa atividade radioativa, enquadrando-se na categoria 4 "que representa risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente."
O material estava dentro de uma picape roubada na Zona Leste de São Paulo. A lata recuperada foi encontrada aberta em um terreno baldio no Jardim Marilu, bairro da mesma região paulista.
Nem o veículo nem as demais latas ainda foram localizadas. Também não foram identificados suspeitos do crime.
"Alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contate imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia", alerta.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar