- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU alerta para 168 ocorrências de roubos de material nuclear em 2023; nº chega a 4,2 mil em 30 anos

© AP Photo / Jessica HillMaterial nuclear com símbolo de perigo de radiação
Material nuclear com símbolo de perigo de radiação - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024
Nos siga no
A Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou nesta segunda-feira (20) maior "vigilância" contra o tráfico de materiais nucleares e radioativos, após ter identificado mais de 4,2 mil roubos e incidentes relacionados nos últimos 30 anos, sendo 350 relacionados ao tráfico ou ao uso mal-intencionado da substância.
Em comunicado, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão da ONU que trabalha pelo controle nuclear mundial, informou que 31 países registraram 168 ocorrências em 2023. Pelo menos 6 dos casos estariam relacionados ao tráfico ou ao uso malicioso da substância.
O dados foram divulgados durante a 4ª Conferência Internacional sobre Segurança Nuclear, que acontece de hoje até sexta-feira (24) na capital austríaca, Viena.

"A recorrência de incidentes confirma a necessidade de vigilância e melhoria contínua da supervisão regulatória, para controlar, garantir e dispor adequadamente do material radioativo", disse Elena Buglova, diretora da divisão de segurança nuclear da AIEA.

Militar russo guarda área da estação de energia nuclear de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2024
Panorama internacional
Usina nuclear de Zarapozhie está comprometida por causa dos ataques ucranianos, diz chefe da AIEA
A maioria dos incidentes não está relacionada ao tráfico ou ao uso malicioso, envolvendo, por exemplo, sucata encontrada contaminada. Ainda segundo o relatório do órgão, houve queda nos incidentes envolvendo material nuclear, como urânio, plutônio e tório, mas materiais perigosos ainda permanecem vulneráveis, especialmente durante o transporte.
Um total de 145 estados informam à AIEA sobre incidentes envolvendo material nuclear ou radioativo perdido, roubado, descartado inadequadamente ou de outra forma negligenciado. Muitas substâncias radioativas são usadas em hospitais, universidades e indústrias em todo o mundo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала