Navios da Frota do Norte da Rússia que atracaram no porto de La Guaira, na Venezuela, no início desta semana, deixaram o local neste sábado (6).
Composta pelo petroleiro Akademik Pashin e pela fragata Almirante Gorshkov, a flotilha visitou o país caribenho na terça-feira (2), vinda de Cuba, onde esteve no porto de Havana em junho.
No âmbito das atividades que a tripulação realizou na Venezuela, a guarda de honra da fragata participou na sexta-feira (5) do desfile civil-militar por ocasião do 213º aniversário da independência do país sul-americano.
Além disso, a tripulação visitou a cidade colonial de La Guaira, o Panteão Nacional e o Quartel de la Montaña, em Caracas.
A cerimônia de despedida deste sábado foi presidida pelo embaixador russo na Venezuela, Sergei Mélik-Bagdasárov, e contou com a presença do comandante geral da Marinha da Venezuela, almirante Neil Villamizar, e do comandante-geral da Aviação da Venezuela, major-general Santiago Infante, dentre outras autoridades.
Neste ano, Rússia e Venezuela fecharam mais de 340 acordos de cooperação em diversas áreas. Caracas e Moscou mantêm uma cooperação abrangente nas áreas da energia, econômica e financeira, cultural, turismo, indústria e agricultura.
Em março, os países concordaram em expandir sua cooperação petrolífera e propuseram a utilização pacífica da energia nuclear.
Da mesma forma, anunciaram a instalação de uma fábrica de insulina com tecnologia russa e de uma base para o sistema de navegação por satélite Glonass no país caribenho.