Panorama internacional

Qual será a política externa do Irã sob o novo presidente? Pezeshkian revela à Sputnik

Nas eleições presidenciais iranianas na sexta-feira (5) foi eleito Masoud Pezeshkian, substituindo Mohammad Mokhber, o presidente em exercício por mais de um mês.
Sputnik
Masoud Pezeshkian foi eleito novo presidente do Irã nesta sexta-feira (5), substituindo Mohammad Mokhber, que substituiu em 20 de maio temporariamente Ebrahim Raisi no cargo, após a morte do último em um acidente de aviação em 19 de maio.
Pezeshkian falou à Sputnik na véspera das eleições sobre as principais prioridades da política externa do Irã: o reforço das relações com a Rússia e a China, a presença ativa do Irã no BRICS e na Organização para Cooperação de Xangai (OCX), a restauração do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) e o levantamento das sanções.
"A Rússia é amiga e parceira do Irã, e considero uma prioridade aprofundar e expandir as relações com a Rússia e a China, bem como intensificar as atividades de política externa na direção asiática em geral. E certamente, em todos os níveis – bilateral, regional e internacional – continuaremos nossos esforços para expandir nossa interação com a Federação da Rússia", considerou ele.
Ele defendeu uma "política unidirecional" do Irã, como "defensor do princípio da multipolaridade".
Panorama internacional
Reformista Masoud Pezeshkian vence eleições presidenciais no Irã, informa órgão eleitoral do país
"Além disso, a cooperação regional é uma das prioridades da minha agenda de política externa e, para esse fim, o Irã expandirá sua presença no BRICS e na OCX, e buscará uma cooperação mais ativa com a UEE [União Econômica Euroasiática] para realizar mais plenamente o potencial das relações comerciais e econômicas com seus Estados-membros", previu.
Na sua opinião, a saída unilateral dos EUA do JCPOA, o acordo nuclear assinado entre vários países internacionais e o Irã, prejudicou seriamente o Irã e seu povo.
"Como o lado russo tem sublinhado repetidamente, o Irã cumpriu suas obrigações, e consideramos que nossa tarefa é trazer as outras partes de volta a esse acordo o mais rápido possível e conseguir o levantamento das sanções. Estou confiante de que os governos amigos da Rússia e da China apoiarão e ajudarão o Irã a resolver essa questão", segundo o presidente iraniano recém-eleito.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar