A NASA compartilhou uma nova imagem do Telescópio Espacial James Webb em 4 de julho. A imagem é de um objeto jovem que está se tornando uma estrela, e mostra uma ampulheta flamejante composta por uma nuvem molecular abrigando uma protoestrela.
A protoestrela tem cerca de 100.000 anos de idade, o que é relativamente jovem para o objeto. A imagem mostra a protoestrela acumulando massa da sua nuvem molecular L1526, que está localizada na constelação de Touro, a cerca de 460 anos-luz da Terra.
A luz azul difusa e as estruturas filamentares na imagem vêm de compostos orgânicos conhecidos como "hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs)", enquanto o vermelho no centro da estrutura é uma "camada espessa e energizada de gases e poeira que rodeia a protoestrela", explicou a NASA. "A região intermediária, que aparece em branco, é uma mistura de PAHs, gás ionizado e outras moléculas."
Novos detalhes em torno da nuvem escura L1527 e sua protoestrela foram revelados pelo Telescópio Espacial James Webb da NASA. As cores vibrantes da nebulosa, visíveis apenas na luz infravermelha, mostram que a protoestrela está no meio de acumulação de material para se tornar uma estrela completa
"Os fluxos são emitidos em direções opostas ao longo do eixo de rotação da protoestrela à medida que o objeto consome gás e poeira da nuvem circundante", detalha NASA.
"À medida que a protoestrela continua a envelhecer e liberar jatos energéticos, ela consumirá, destruirá e afastará grande parte dessa nuvem molecular, e muitas das estruturas que vemos aqui começarão a desaparecer", explicou a administração. "Posteriormente, uma vez que o objeto termine de ganhar massa, esta impressionante exibição terminará, e a própria estrela se tornará mais aparente, mesmo para nossos telescópios de luz visível."