Durante os primeiros seis meses da presidência do BRICS pela Rússia em 2024, 48 eventos foram organizados pela Fundação Roscongress. A presidência está sendo realizada sob o lema "Fortalecimento do Multilateralismo para o Desenvolvimento Global Equitativo e a Segurança".
O plano da presidência russa do BRICS em 2024 inclui um total de mais de 250 eventos em 11 regiões da Rússia, organizados por representantes de autoridades executivas federais e regionais, organizações públicas e a comunidade empresarial. O principal evento será a XIV Cúpula do BRICS, a ser realizada em Kazan de 22 a 24 de outubro deste ano.
As prioridades da presidência russa do BRICS incluem o desenvolvimento de parcerias econômicas, cooperação em ciência e inovação, segurança e combate ao terrorismo, cultura, esportes e o intercâmbio de jovens. Além disso, é dada ênfase especial ao aprimoramento e ao reforço do papel dos países do BRICS no sistema monetário e financeiro internacional, desenvolvendo a cooperação interbancária com foco no aumento das transações em moedas nacionais.
A expansão da comunicação intercultural e das oportunidades de intercâmbio cultural entre os países do BRICS também foi importante, com o grupo contando com a realização de vários eventos a este respeito.
Muitos eventos já foram realizados no âmbito do Plano de Presidência. Em especial, foram realizadas reuniões dos ministros da Educação, Esportes e Saúde, dos chefes da Procuradoria e dos presidentes das Supremas Cortes dos países do BRICS. Várias dessas reuniões resultaram na adoção de documentos oficiais.
No entanto, a mais importante até agora foi a reunião dos ministros de Relações Exteriores do BRICS em Nizhny Novgorod, onde foram discutidos os problemas do sistema multipolar da ordem mundial, das crises regionais e os novos desafios e ameaças. A reunião também discutiu as perspectivas de desenvolvimento de uma parceria estratégica dentro da estrutura do BRICS, incluindo o estabelecimento de uma nova categoria de "Estados parceiros" da associação.
Além disso, ocorreram reuniões de ministros do Transporte, de reguladores de saúde, promotores, dos chefes de agências especiais e de especialistas em medicina nuclear. Houve ainda o Fórum Tradicional de Urbanização do BRICS, Fórum de Turismo, Fórum de Empreendedorismo Feminino, Fórum de Presidentes de Suprema Corte, Fórum Acadêmico do BRICS, além da reunião dos chefes das Academias de Ciências do BRICS e o Conselho Internacional de Governança da Universidade da Rede BRICS.
Além disso, a presidência realizou várias reuniões e sessões na Suíça e na Áustria nas áreas de política antitruste, saúde e de trabalho anticorrupção, inclusive com representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e no âmbito da ONU.