Operação militar especial russa

EUA não permitiram uso de ATACMS para atacar o interior da Rússia, apesar dos apelos de Zelensky

Os Estados Unidos não deram sinal verde ao uso do ATACMS para ataques em profundidade no território russo, apesar dos apelos de Vladimir Zelensky, disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, nesta quinta-feira (11).
Sputnik
"Não autorizamos o uso do ATACMS para ataques em profundidade na Rússia", disse Sullivan.
Na terça-feira (9), Zelensky apelou aos EUA para permitirem que a Ucrânia conduza ataques mais profundos — a distâncias de 100-150 quilômetrosdentro da Rússia, utilizando armas de longo alcance fornecidas pelos EUA.
Apesar de não ter autorizado o uso do armamento, o conselheiro da Casa Branca afirmou que os caças F-16 serão transferidos para Kiev, porém, não revelou detalhes.
"Acho que é uma pergunta completamente justa pedir detalhes sobre números, datas exatas, locais exatos, e essas são apenas coisas que não posso compartilhar por razões operacionais. O que dissemos é que a transferência está em andamento e que os pilotos ucranianos vão estar operando no teatro neste verão [Hemisfério Norte] em F-16", disse Sullivan.
Ainda em junho (23), uma apuração da Associeted Press (AP) havia afirmado que "as autoridades ucranianas estão pressionando os aliados americanos para poderem atingir alvos específicos de grande importância dentro da Rússia usando ATACMS", mas que Kiev reconhecia que apenas "condições desesperadas no campo de batalha" poderiam forçar o lado norte-americano a suspender a restrição.
No final de maio, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que os representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) devem compreender "com o que estão brincando" ao discutir planos para permitir que Kiev atinja "alvos legítimos" na profundidade do território russo com sistemas de mísseis transferidos para as Forças Armadas Ucranianas pelo Ocidente.
O Kremlin tem afirmado que os Estados-membros da OTAN estão deliberadamente aumentando as tensões, provocando a Ucrânia a continuar um conflito sem sentido.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar