Panorama internacional

Governo do México anuncia ter petróleo suficiente para mais 40 anos

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, confirmou nesta quinta-feira (11) que o país latino-americano possui petróleo suficiente para pelo menos mais quatro décadas.
Sputnik
"Há petróleo para 30 ou 40 anos a mais sem problema", afirmou ele em uma conferência de imprensa. Em relação à autossuficiência em combustíveis, o presidente mexicano mencionou que isso será alcançado "no final deste ano".
Quanto ao suposto endividamento da Petróleos Mexicanos (Pemex), López Obrador esclareceu que o diretor da empresa, Octavio Romero Oropeza, fornecerá mais informações nas próximas semanas.
Panorama internacional
Em busca de autossuficiência, México inaugura 8ª refinaria de petróleo da estatal Pemex

"É uma mentira inventada, que a Pemex se endividou. Não apenas houve redução da dívida, mas também compramos uma refinaria, reformamos seis, construímos uma nova. Estamos impulsionando duas coquerias, uma em Tula e outra em Salina Cruz, para processar combustível pesado e convertê-lo em gasolina. Isso aumentará a produtividade do petróleo e, pretendemos, reduzirá a poluição", explicou.

Ele mencionou ainda que a futura presidente do México, Claudia Sheinbaum, possui uma estratégia própria para a petrolífera mexicana. Primeira mulher a assumir o cargo no país, a ex-prefeita da capital, Cidade do México, tem histórico no enfrentamento às mudanças climáticas e continua o legado político da família contra políticas neoliberais.
Além disso, Sheinbaum é a primeira pessoa de ascendência judaica no cargo e teve a maior votação da história do país, com mais de 58%, superando o recorde anterior, de AMLO, eleito em 2018 com 53,2%.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar